Testar a velocidade do seu HD, 3 programas úteis.

3 programas para testar a velocidade HD

Testar a velocidade do seu HD é muito importante, afinal e lá onde ficam salvos todos os seus dados, arquivos e arquivos do sistema operacional.

O HD é uma das partes mais importantes do seu computador, ao perceber alguma lentidão é recomendado fazer testes. Por isso os testes de velocidade ajudam a evitar possíveis problemas como lentidão e perda de dados.

Em muitos casos o usuário pensa que só com uma formatação pode resolver o problema. Às vezes o problema está no próprio HD e não no sistema operacional, ou seja, não será resolvido com formatação.

Existem várias formas de testar seu HD, programas, assistentes do windows, entretanto nesse post mostrarei os 3 programas que já utilizei e que me atenderam muito bem.

Testar a velocidade do seu HD:

1. CristalDiskMark

Esse programa é bem interessante, simples de usar e funciona muito bem em sistemas windows, desde o XP até o mais recente Windows 10. Além disso, ele permite definir os testes que você deseja realizar e selecionar a unidade que deseja testar.

3 programas para testar a velocidade HD

2. ATTO Disk Benchmark

ATTO Disk Benchmark está disponível somente para Windows, é gratuito e simples de usar, ele testa a velocidade de leitura e gravação do seu HD. Dessa forma testes são feitos durante transferências de arquivos.

3 programas para testar a velocidade HD

3. Parkdale

Esse é o programa que utilizei recentemente e gostei muito, é bem leve, simples e funcional, você escolhe qual HD deseja testar. Assim como o Attos ele testa velocidade de leitura e gravação, você seleciona o arquivo que deseja transferir e inicia o processo de testes.

3 programas para testar a velocidade HD

Testar a velocidade do seu HD – Conclusão

Todos os programas citados acima são muito úteis, caso seu PC esteja meio lento, antes de formatar faça os testes em seu HD. Observe os resultados e pense na possibilidade de trocar o seu HD para um SSD.

Atualmente utilizo o SSD para instalação do sistema operacional e programas, para os meus arquivos pessoais ou utilizo um HD normal de 1 TB.

Avalie esse post